Outubro chegou e com ele iniciamos a campanha Outubro Rosa que é um movimento internacional para a detecção precoce do câncer de mama.

De acordo com o Instituo Nacional do Câncer, para o ano de 2023 foram estimados 73.610 casos novos, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 41,89 casos por 100.000 mulheres (INCA, 2022).

É de suma importância que as mulheres estejam atentas às suas mamas sempre que se sintam à vontade para fazê-lo, seja durante o banho, ao trocar de roupa ou em qualquer momento de sua rotina diária. Não há necessidade de seguir uma técnica específica; a valorização da descoberta ocasional de pequenas alterações mamárias é fundamental.

Além de estar atenta ao próprio corpo, também é recomendado que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.

Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são:
Caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor;
– Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
– Alterações no bico do peito (mamilo);
– Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço;
– Saída espontânea de líquido dos mamilos

O câncer de mama pode ser identificado em estágios iniciais na maioria dos casos, o que aumenta significativamente as chances de tratamento bem-sucedido e cura. Todas as mulheres, independentemente da idade, têm o poder de conhecer seus próprios corpos e distinguir o que é normal do que não é em suas mamas

Uma das maneiras mais acessíveis de prevenção e detecção precoce do câncer de mama é o autoexame das mamas. O autoexame é uma técnica que capacita as mulheres a examinarem suas próprias mamas, em busca de possíveis alterações que possam indicar a presença de um tumor. É crucial ressaltar que o autoexame não substitui a mamografia, que é um exame de imagem mais preciso e fortemente recomendado para o rastreamento do câncer de mama, sobretudo para mulheres a partir dos 40 anos de idade.

Aqui estão algumas etapas básicas para realizar o autoexame das mamas:
– Escolha um momento adequado:
O autoexame pode ser feito em pé ou deitada. Escolha um lugar tranquilo e confortável onde você se sinta à vontade para realizar o exame.

– Observe-se no espelho: Comece observando seus seios no espelho com os braços ao lado do corpo. Repare se há alguma diferença na forma, tamanho ou contorno dos seios. Observe também a pele, se há vermelhidão, inchaço ou rugosidades.

– Eleve os braços: Levante os braços acima da cabeça e observe novamente os seios quanto a possíveis alterações.

Examine deitada: Deite-se de costas e coloque um travesseiro sob o ombro direito. Com a mão esquerda, toque suavemente a mama direita com a ponta dos dedos. Faça movimentos circulares ou em linha reta, sempre de forma suave, para sentir se há algum nódulo, caroço ou alteração na textura da mama. Repita o processo para a mama esquerda, usando a mão direita.

– Pressione os mamilos: Verifique também os mamilos, observando se há secreções anormais, como sangue ou pus.

– Examine as axilas: Não se esqueça de verificar as axilas em busca de nódulos ou ínguas.

– Consulte um médico: Se você encontrar qualquer alteração durante o autoexame, como um nódulo ou qualquer outra preocupação, é fundamental consultar um médico o mais rápido possível para uma avaliação profissional.

Vale destacar que cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser prevenidos com a incorporação de hábitos saudáveis em nosso dia a dia.

Entre essas práticas benéficas estão:
– Atividade Física Regular: Manter uma rotina de exercícios físicos.
– Alimentação Saudável: Escolher alimentos que promovam a saúde.
– Manter o Peso Corporal Adequado: Evitar o excesso de peso.
– Evitar o Consumo de Bebidas Alcoólicas: Limitar ou eliminar o consumo de álcool.
– Amamentar: Quando possível, amamentar seu bebê.

Lembrando que o autoexame não é um método infalível, e a mamografia ainda é o exame mais eficaz para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Portanto, todas as mulheres devem seguir as recomendações de exames de acordo com sua idade e histórico médico, além de manter um estilo de vida saudável e buscar informações sobre prevenção e cuidados com a saúde das mamas durante o Outubro Rosa e ao longo de todo o ano.

*Este conteúdo é apenas para fins informativos e educativos e não se destina a servir de conselho médico ou como substituto de uma consulta com um médico ou cirurgião médico formado.

GOSTOU DO CONTEÚDO, COMPARTILHE NAS SUAS REDES SOCIAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *