Verão e cirurgia plástica: dicas para evitar complicações na recuperação
A cirurgia plástica é um procedimento que pode ser realizado em qualquer época do ano, no entanto, o verão pode apresentar desafios adicionais aos pacientes que estão em processo de recuperação. Com o sol escaldante, altas temperaturas e atrações como praia e piscina, é importante ter atenção redobrada aos cuidados pós-operatórios.
A exposição ao sol pode ser especialmente perigosa após uma cirurgia plástica, pois a radiação solar pode danificar a pele e prejudicar o processo de cicatrização. Por isso, separamos alguns dos cuidados mais importantes a serem tomados após uma cirurgia plástica no verão incluem:
- Evitar a exposição solar direta nos primeiros 30 dias;
- Usar protetor solar com fator de proteção alto;
- Evitar banhos de mar, piscina e sauna até a liberação médica;
- Manter a região operada sempre limpa e seca;
- Hidratar a pele regularmente;
- Usar roupas leves e confortáveis.
É fundamental lembrar que cada paciente e cada procedimento são únicos, e, portanto, as orientações médicas podem variar de acordo com a situação. É importante conversar com o cirurgião plástico e seguir todas as instruções cuidadosamente para garantir uma recuperação tranquila e bem-sucedida. Com os cuidados adequados, é possível aproveitar o verão sem colocar em risco o resultado da cirurgia plástica.
*Este conteúdo é apenas para fins informativos e educativos e não se destina a servir de conselho médico ou como substituto de uma consulta com um médico ou cirurgião médico formado.
Referências: SuperFarma, Estado de Minas, Portal Minha Saúde