A mastectomia (remoção da mama) é uma forma de tratar o câncer de mama, consiste na retirada cirúrgica de toda a mama e pode ser realizada quando a cirurgia não deve ser conservadora ou em mulheres com alto risco de desenvolver um segundo câncer de mama.

Para a maioria das mulheres que passam pela mastectomia, geralmente, é indicada reconstrução mamária com colocação de implante de silicone como tratamento, o que faz com que elas voltem a ter autoestima elevada.

Técnicas da cirurgia para reconstrução das mamas

As principais técnicas para reconstrução das mamas são:

  • colocação de implante de silicone (quando a paciente não precisa retirar tanto tecido);

  • colocação de expansor de tecido (quando há a necessidade de expandir o tecido) e;

  • transferência de pele (quando se retira pele de outra parte do corpo).

Após a conclusão do procedimento cirúrgico e todo processo de cirurgia for finalizado, os resultados estéticos são bem satisfatórios e as pacientes se sentem renovadas e ainda mais lindas. É importante também mencionar que a mama, mesmo reconstruída, pode não ficar totalmente perfeita, porém ela chega muito próximo à natural.

Esta definição é do cirurgião plástico, de acordo com cada paciente, além disso, ele considera alguns fatores como tamanho, localização, da retirada do tecido, além das preferências da mulher. Converse com seu cirurgião plástico e verifique os benefícios e riscos de cada tipo de cirurgia. Não tenha pressa e faça a reconstrução até se sentir segura e confiante.

Fonte: rbcp.org.br, www.inca.gov.br hospitalsiriolibanes.com.br, femama.org.br, sbcp-sc.org.br

Gostou do conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais